Impressão Fine Art

Sua foto ou arte impressa com qualidade máxima.

A impressão fine art, também conhecida como giclée, é utilizada para imprimir fotografias, desenhos, pinturas ou arte digital quando alta qualidade estética e durabilidade são necessárias. Segue padrões de qualidade durante todas as etapas do processo e garantem à obra fidelidade, estabilidade e durabilidade incomparáveis. Utiliza materiais de alta qualidade e equipamentos especializados com o objetivo de atingir o melhor resultado atualmente existente para impressão.

As Impressões Fine Art são elaboradas com tintas especiais à base de pigmentos minerais aplicadas sobre papeis de alta qualidade, livres de acidos e alvejantes, com diversas gramaturas e texturas, e com acabamentos foscos ou brilhantes.

A Impressão Fine Art passa por três etapas: a captação, o tratamento e a impressão.


captação pode ser entendida como o ato fotográfico utilizando os mais diversos equipamentos, de uma camera analógica a um smartphone. Pode nos casos de originais utilizar um scanner de alta resolução que permite a captação de detalhes da obra com grande fidelidade.  Ou ainda no caso de arte digital, o arquivo da obra finalizada.

tratamento é o ajuste do resultado da captação, buscando aprimorar o resultado da captação, inicialmente de forma criativa ou até mesmo para corrigir, quando possível, desvios  ocorrido na captação. Uma outra função do tratamento é preparar o arquivo para o tipo de papel em que a impressão será executada. Pequenos ajustes de contraste por exemplo, que são necessários para papéis fosco em alguns casos.

impressão é executada em impressoras profissionais jato de tinta. Possuem alta resolução e geralmente trabalham com 10 a 12 cores diferentes que permitem reproduzir uma ampla gama de cores com tons e transições de cores muito suaves. 

Importantíssimo em todo o processo é o gerenciamento de cores. Ele permite harmonizar a cor entre os diversos componentes, câmera ou scanner, monitor, impressora, papel e tinta. Utilizando software e equipamentos espectrofotometros muito sofisticados, esta tarefa é executada segundo normas do ICC (International Color Consortium) para que haja coerência entre as etapas e fidelidade ao original ou resulltado do tratamento visto no monitor

Ajustamos suas imagens para uma impressão perfeita, sempre que necessário. Isso faz parte do nosso trabalho.

Cada trabalho requer ajustes e ferramentas especiais para atingir a fidelidade de cores e resultado desejado.

Aqui no Estúdio damos especial atenção a estes ajustes. Todo trabalho passa por uma avaliação criteriosa, principalmente as impressões maiores, onde eventuais sujeiras e ruídos ficam mais evidentes.

Hoje em dia o processo giclée ou fine art é o mais usado em reprodução numérica de altíssima qualidade de obras de arte originais, bem como fotografias e onde a beleza ou resultado final seja importante.

A impressão giclée sobre tela é uma ótima opção para artistas que desejem reproduzir suas obras com extrema qualidade, mantendo a identidade na reprodução. A impressão sobre a tela é geralmente montada no chassi e recebe uma camada de verniz, como uma obra original, o que possibilita que a reprodução e a obra original sejam extremamente semelhantes. Em contrapartida, a obra original será sempre única, pois a impressão giclée não reproduz o aspecto de relevo que a tela original possui.

Este processo permite também aumentar ou reduzir o tamanho da reprodução da obra, o que oferece maior possibilidade de atingir as necessidades de tamanho que você ou seu cliente necessita.

A impressão fine art é um processo de alta tecnologia, porém executado de forma "artesanal" por requerer atenção especial e individual a cada imagem, além de usar materiais de altíssima qualidade.

Para saber mais, entre em contato ou solicite um orçamento.

© 2017 por Julio Prado