Papel de Algodão ou Alfacelulose

O papel de alfaceluose é indicado para mostra temporária ou decoração, onde o aspecto longevidade não é o mais importante. Além disso as possibilidades de superfície  e textura são limitadas a papéis geralmente lisos.

Os papéis de algodão apresentam maior durabilidade e são mais indicados quando o aspecto estético e durabilidade são desejados. São fundamentais em trabalhos de impressao fine art que se destinam a venda como obra de arte.

Existem diversas opções de papel algodão fosco, papel algodão brilho, canvas,  papel alfacelulose fosco ou papel alfacelulose brilho.

Gramatura

​É a relação entre a espessura e o peso do papel. A gramatura de um papel é definida pelo peso de um metro quadrado do papel. Portanto para um papel com gramatura 300, significa que uma folha com um metro quadrado pesará 300 gramas. Trabalhamos geralmente com papéis fotográficos ou alfacelulose de gramatura 200 e papéis de algodão com  gramatura 300 e superior.

P&B ou Colorida

Não existe um papel ideal para foto P&B ou colorida. O que existe são características que o fotógrafo ou artista deseja para sua obra. Geralmente os papéis com brilho, possuem contraste e saturação de cores mais fortes. Papéis fosco entretanto, são atualmente os preferidos, pelos aspectos estéticos que suas superfícies conferem as obras. É uma questão de gosto pessoal que o artista define com o tempo e experiência.

© 2017 por Julio Prado