© 2017 por Julio Prado

Cuidados e manipulação de sua impressão em tela canvas ou papel algodão


1. Como as impressões em tela geralmente são esticadas e não enquadradas atrás do vidro, elas precisam de um revestimento protetor.

O revestimento protege a impressão de pequenos arranhões, oleosidade da pele e poluentes ambientais.

A aplicação de um verniz protetor às impressões em tela não alteram as características originais, porem quando possuem brilho ou semi-brilho, fazem com que a impressão fique um pouco mais rica em cores. Todas as impressões em tela oferecidas por nós recebem o verniz de proteção da Hahnemulhe.

As impressões em papel algodão devem ser emolduradas e protegidas com um vidro ou acrílico. Isso assegura uma longevidade maior as impressões.


2. Para a tela que foi esticada em quadros de madeira, mudanças na umidade relativa e temperatura podem causar flacidez na tela. As condições ambientais ideais são de 21 graus e 55% de umidade. Os quadros  são feitos de madeira e é natural expandir e contrair.


3. Limpe a impressão giclee da tela com um pano seco e sem fiapos. Nunca use um pano úmido ou úmido para limpar a impressão de tela giclée. NÃO lave as superfícies impressas com água ou solventes e verifique se o pano está limpo. Evite tocar a superfície da tela com as mãos nuas, pois os óleos na pele podem deixar marcas - recomendamos usar luvas de algodão para lidar com todas as obras.


4. Pendurado a tela: Recomenda-se que NÃO mantenha a sua impressão giclée em luz solar direta. Armazenar ou exibir uma impressão de tela na luz solar, ou em uma configuração que possa ter eliminação química (de paredes recém-pintadas, tapetes novos e outros gases) pode causar desvanecimento ou descoloração.

Nunca coloque qualquer impressão na luz solar direta ou em frente a uma janela grande e brilhante. A luz solar irá inevitavelmente afetar as cores.

 

As impressões Giclée usam pigmentos em vez de corantes e o canvas e papeis são especialmente revestidos, proporcionando uma longevidade adicional. No entanto, deve-se ter cuidado ao pendurá-los. É aconselhável pendurar impressões em tela e papel algodão longe de fontes de calor, como aquecedores, fogos abertos e longe de paredes exteriores de pedra úmida.


5. Armazene sua tela em um ambiente controlado tanto para a umidade como para a temperatura.

As condições ambientais ideais são de 21 graus  centigardos e 55% de umidade. Alta umidade pode causar amarelamento.

Mantenha todas as impressões de giclée longe de materiais à base de solventes, tais como tintas a óleo e óleo de linhaça, pois os vapores podem causar amarelamento. As peças esticadas ou emolduradas devem ser armazenadas na vertical, não empilhadas e todas as impressões devem ser intercaladas com divisórias de papel de arquivo e nunca armazenadas com qualquer peso em cima delas. Evite que qualquer tipo de fita adesiva entre em contato com a impressão revestida, pois pode descascar.